Nossa História

1945
agosto 23

Fundação da Farmácia Sant’Ana

Um consultório com pacientes que não podiam pagar e um irmão incentivador em palavras e 18 conto de reis foi o impulso que o jovem médico clínico José Lemos de Sant’Ana precisou para iniciar um sólido investimento na área farmacêutica. Foi na pacata cidade baiana de Itaberaba , há aproximadamente 280 quilômetros de Salvador, que José Santana fundou no ano de 1945 a primeira loja da rede de farmácias que leva seu sobrenome paterno.
1946
junho 12

Início da prosperidade

No contexto da recém-terminada Segunda Guerra e do Estado Novo de Getúlio Vargas a situação não era das melhores no Brasil, mas o Dr. José Sant’Ana prosperava em seu negócio. “Eu não cobrava consulta, porque senão eles não teriam condições de comprar o remédio”, afirmava Dr. José Sant’Ana.
1951
agosto 26

Inauguração da loja em Salvador

No mesmo prédio da farmácia, ainda em Itaberaba, funcionava o consultório do médico Dr. José Sant’Ana. Conforme a consolidação de seu negocio foi acontecendo, o médico passou a ter como meta o mercado de Salvador. No dia 30 de junho de 1951 José Sant’Ana abria as portas – na Avenida 7 nas Mercês – de sua primeira farmácia na capital da Bahia.
1957
agosto 26

Abertura da primeira filial

O negócio estava evoluindo bem e José Sant’Ana sentiu que havia espaço para abertura de uma nova filial na cidade de Salvador, e assim o fez no ano de 1957.
1958
agosto 26

Abertura da segunda filial

Em 1958 a Sant’Ana começa a se estruturar como uma rede e abre sua segunda filial, marcando assim o início de um processo de expansão por diversas regiões da capital soteropolitana.
1973
agosto 26

Marco na história farmacêutica

Sob o espírito determinado de José Sant’Ana e uma estratégia de preços diferenciados, qualidade no atendimento, serviços modernos para seu tempo como gestão de estoque centralizado e análise dos melhores pontos de venda para estar sempre próximo ao consumidor, a rede de farmácias Sant’Ana atinge a quantia de 38 unidades e consolida-se como um marco na história farmacêutica de Salvador.
1994
agosto 26

Primeiro Top Of Mind

Presente fisicamente por toda Salvador, Sant’Ana já é sinônimo de farmácia na capital e em 1994 é premiada no primeiro “Top Of Mind” como a referência número 1 da Bahia quando se pensa em drogarias e farmácias.
1995
agosto 26

50 anos de Farmácias Sant’Ana

Aos 74 anos José Sant’Ana comemora os 50 anos de sucesso da rede Farmácias Sant’Ana e passa a sucessão para seus filhos, a saber, José Larangeira de Sant’Ana, Maria Josefina de Sant’Ana Queiroz e Maria de Fátima Sant’Ana Scavuzzi. Nessa época a empresa já contava com 55 lojas espalhadas por Salvador e 615 colaboradores diretos.
2009
agosto 26

Expansão para interior

O ano de 2009 representa o início da expansão da Sant’Ana para o interior do estado e lojas fora da capital baiana começam a operar.
2011
agosto 26

Sempre a mais lembrada

Farmácias Sant’Ana ganha seu 17º Top Of Mind consecutivo, prêmio que se constitui na mais importante premiação de marcas do mercado baiano. Ser homenageada com mais essa premiação e ter atingido o índice de lembrança de 68% reflete o excelente serviço que a Sant’Ana vem prestando à comunicada baiana ao longo de sua história.
2012
agosto 26

União com a Brasil Pharma

Farmácias Sant’Ana comunica que chegou a um acordo para a aquisição junto à Brasil Pharma, uma das maiores empresas do setor de varejo farmacêutico no Brasil em número de lojas. Através da expertise da Brasil Pharma, a Farmácias Sant’Ana entra em uma nova fase de crescimento, expansão e modernização para a melhoria contínua de seus produtos e serviços.